Exercícios Respiratórios e a Meditação na nova rotina

Atualizado: 8 de mar. de 2021

17-2020


A importância dos Exercícios Respiratórios e da Meditação, para quem tem dias corridos, com excesso de trabalho, e uma nova rotina.


Quando entendemos os efeitos e os benéficos dos exercícios respiratórios e da meditação para a nossa saúde e bem estar, passamos a incluir a  prática dos mesmos em nossa rotina. Assumir a responsabilidade por nossa condição e prontidão para os desafios da vida, e escolher “caber” na nossa agenda, abrindo espaço e horário para nós mesmos, é agir por nós mesmos, e investir em nossa vida,  e em nossa saúde e bem estar. Os exercícios respiratórios produzem efeitos revigorantes em nosso corpo, pois aumentam a capacidade de oxigenação, de nutrição celular e aquietam a mente. Prestar atenção na própria respiração, e procurar aprofundá-la com presença e consciência do próprio movimento da respiração, é estar presente no movimento da vida, de presença e conexão com a essência humana. Neste lugar de presença, de atenção à própria respiração, nos voltamos a percepção de nós mesmos, de nossa existência, de nossas necessidades, do nosso espaço interno, que é a fonte criadora de nossa realidade.  É o campo de acesso  às  possibilidades e capacidades ilimitadas. É o nosso lugar de comunicação com nosso ser, com nosso potencial criativo  e com nossos valores. A respiração é a porta de mais fácil acesso à meditação.


A meditação é um estado de atenção plena, onde a mente aquieta, e o corpo se integra e relaxa, num estado de plenitude.

A combinação entre os exercícios respiratórios e a meditação, nos leva a um estado de desbloqueio de tensões, de harmonia interna e estabilidade emocional, que fortalece todo o sistema imune, e promove um ambiente celular funcional, saudável e coerente . Num contexto onde existe muitos afazeres, rotina corrida e o tempo fica curto, a solução para esta equação é criar espaço na própria vida para fazer exercícios respiratórios e meditar.

A lucidez, a preservação de nossa integridade física, mental e emocional fica garantida por nós mesmos, quando a prática destas ferramentas estão inseridas em nossa rotina.

A Respiração profunda e os exercícios respiratórios trazem muitos benefícios essenciais à nossa saúde e bem estar, como aumento da oxigenação, nutrição celular e imunidade,  descontração muscular , relaxamento, atenção ao momento presente,  e percepção do si mesmo..


A meditação tem inúmeros benefícios, como desenvolver a atenção plena ao momento presente, proporcionar a redução da aceleração mental, desaceleração dos pensamentos, promover estado de calma,  bem estar e profundo relaxamento. O momento é apropriado para a prática destas ferramentas fundamentais para nos mantermos saudáveis e fortalecidos.

Escrito por: Maria Eugênia  Risueño Anjos Psicóloga Clínica, Criadora da Respiração Terapêutica, pós Graduada em Medicina Integrativa. Estuda há 33 anos o ser humano e as possibilidades infinitas de transformação, que são  intrínsecas à condição humana de SER.

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