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Exercício é ainda mais eficaz do que aconselhamento ou medicação para depressão

95-2024

Neuroscience: March 11, 2023 


Resumo: O exercício é uma maneira eficaz de ajudar no tratamento de uma variedade de distúrbios de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. Na verdade, o exercício pode ser mais eficaz do que medicamentos e aconselhamento para depressão.


Fonte: A Conversa See More


O mundo está atualmente enfrentando uma crise de saúde mental, com milhões de pessoas relatando depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental. De acordo com  estimativas recentes , quase metade de todos os australianos sofrerá um distúrbio de saúde mental em algum momento de sua vida.





Os transtornos de saúde mental têm um grande custo tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, com a depressão e a ansiedade entre as principais causas de  carga de doenças relacionadas à saúde . A pandemia de COVID está agravando a situação, com um aumento significativo nas taxas de sofrimento psicológico afetando um terço das pessoas.

Embora os tratamentos tradicionais, como terapia e medicação, possam ser eficazes, nossa  nova pesquisa  destaca a importância do exercício no gerenciamento dessas condições.


Nosso estudo recente publicado no  British Journal of Sports Medicine  revisou mais de 1.000 ensaios de pesquisa que examinam os efeitos da atividade física na depressão, ansiedade e sofrimento psicológico. Ele mostrou que o exercício é uma maneira eficaz de tratar problemas de saúde mental – e pode ser ainda mais eficaz do que medicamentos ou aconselhamento.


Mais difícil, mais rápido, mais forte

Revisamos 97 artigos de revisão, que envolveram 1.039 estudos e 128.119 participantes. Descobrimos que fazer 150 minutos por semana de vários tipos de atividade física (como caminhada rápida, levantamento de peso e ioga) reduz significativamente a depressão, a ansiedade e o sofrimento psicológico, em comparação com os cuidados habituais (como medicamentos).

As maiores melhorias (conforme relatadas pelos participantes) foram observadas em pessoas com depressão, HIV, doença renal, em mulheres grávidas e no pós-parto e em indivíduos saudáveis, embora benefícios claros tenham sido observados em todas as populações.

Descobrimos que quanto maior a intensidade do exercício, mais benéfico ele é. Por exemplo, andar em ritmo acelerado, em vez de andar no ritmo normal. E o exercício de seis a 12 semanas traz os maiores benefícios, em vez de períodos mais curtos. O exercício de longo prazo é importante para manter as melhorias na saúde mental.


Quanto mais eficaz?


Ao comparar o tamanho dos benefícios do exercício com outros tratamentos comuns para condições de saúde mental de revisões sistemáticas anteriores, nossas descobertas sugerem que o exercício é cerca de 1,5 vezes mais eficaz do que medicamentos  ou  terapia  cognitivo-comportamental .

Além disso, o exercício tem benefícios adicionais em comparação com os medicamentos, como  custo reduzido , menos  efeitos colaterais  e ganhos extras para  a saúde física , como peso corporal mais saudável, melhora da saúde cardiovascular e óssea e benefícios cognitivos.


Por que funciona

Acredita-se que o exercício impacte a saúde mental por meio de vários caminhos e com efeitos de curto e longo prazo. Imediatamente após o exercício, endorfinas e dopamina são liberadas no  cérebro .

A curto prazo, isso ajuda a melhorar o humor e atenuar  o estresse . A longo prazo, a liberação de neurotransmissores em resposta ao exercício  promove mudanças no cérebro  que ajudam no humor e na cognição, diminuem a inflamação e aumentam a função imunológica, o que influencia nossa função cerebral e saúde mental.


Embora os tratamentos tradicionais, como terapia e medicação, possam ser eficazes, nossa nova pesquisa destaca a importância do exercício no gerenciamento dessas condições. A imagem é de domínio público

O exercício regular pode levar a  um sono melhor , que desempenha um papel crítico na depressão e na ansiedade. Também traz benefícios psicológicos, como  aumento da auto-estima e sensação de realização , todos benéficos para pessoas que lutam contra a depressão.


Não é um tratamento 'alternativo'

Os resultados destacam o papel crucial do exercício para controlar a depressão, a ansiedade e o sofrimento psicológico.

Algumas diretrizes clínicas já reconhecem o papel do exercício – por exemplo, as  Diretrizes Clínicas da Austrália e da Nova Zelândia , sugerem medicação, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, como exercícios.

No entanto, outros órgãos líderes, como as  Diretrizes de Prática Clínica da American Psychological Association , enfatizam apenas a medicação e a psicoterapia e listam o exercício como um tratamento “alternativo” – na mesma categoria de tratamentos como a acupuntura. Embora o rótulo “alternativa” possa significar muitas coisas quando se trata de tratamento, ele tende a sugerir que fica fora da medicina convencional ou não possui uma base de evidências clara. Nenhuma dessas coisas é verdadeira no caso de exercícios para a saúde mental.

Mesmo na Austrália,  medicamentos  e  psicoterapia  tendem a ser prescritos com mais frequência do que exercícios. Isso pode ocorrer porque o exercício é difícil de prescrever e monitorar em ambientes clínicos. E os pacientes podem ser resistentes porque se sentem com pouca energia ou motivação.


Mas não 'vá sozinho'

É importante observar que, embora o exercício possa ser uma ferramenta eficaz para controlar os problemas de saúde mental, as pessoas com problemas de saúde mental devem trabalhar com um profissional de saúde para desenvolver um plano de tratamento abrangente – em vez de seguir sozinho com um novo regime de exercícios.

Um plano de tratamento pode incluir uma combinação de abordagens de estilo de vida, como exercícios regulares, alimentação balanceada e socialização, juntamente com tratamentos como psicoterapia e medicamentos.

Mas o exercício não deve ser visto como uma opção “bom de se ter”. É uma ferramenta poderosa e acessível para gerenciar problemas de saúde mental - e a melhor parte é que é grátis e vem com muitos benefícios adicionais para a saúde.


Sobre este exercício e notícias de pesquisa sobre depressão

Autor: Ben Singh , Carol Maher e Jacinta BrinsleyFonte: The ConversationContato: Ben Singh, Carol Maher e Jacinta Brinsley – The ConversationImagem: A imagem é de domínio público



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