Atividade física de qualquer tipo ou quantidade reduz o risco à saúde por ficar sentado

Atualizado: 8 de mar. de 2021

22-2020


Um novo estudo relatou que, substituindo 30 minutos de sentar-se com atividade física, de qualquer intensidade ou quantidade, pode reduzir significativamente os riscos para a saúde e melhorar a mortalidade.



Fonte: Universidade de Columbia.


Um novo estudo com cerca de 8.000 adultos de meia-idade e idosos descobriu que, trocar uma meia hora de atividade física com qualquer intensidade ou duração reduz o risco de morte prematura em até 35%. Os resultados destacam a importância do movimento - independentemente de sua intensidade ou quantidade de tempo gasto em movimento - para uma melhor saúde.


O estudo foi publicado online no American Journal of Epidemiology.


"Nossas descobertas enfatizam uma importante mensagem de saúde pública, que a atividade física de qualquer intensidade proporciona benefícios para a saúde", diz Keith Diaz, PhD, professor assistente de medicina comportamental da Universidade de Medicina e Cirurgião Vagelos da Universidade de Columbia e principal autor do estudo.


Cerca de um em cada quatro adultos passa mais de oito horas por dia sentado, de acordo com um estudo recente.





Em um artigo anterior, Diaz e sua equipe descobriram que adultos que se sentavam por longos períodos de uma vez - uma hora ou mais sem interrupção - tinham um risco maior de morte prematura do que aqueles que eram sedentários pelo mesmo tempo total, mas se levantaram. e se movimentaram mais vezes. Eles também descobriram que as pessoas sentadas por menos de 30 minutos tiveram o menor risco de morte prematura, sugerindo que a interrupção do movimento a cada meia hora poderia reduzir o risco de morte.


Mas quão intensa e por quanto tempo a atividade física precisa ter para combater os efeitos nocivos da sessão?


O estudo atual incluiu 7.999 indivíduos, com 45 anos ou mais, que participaram de uma investigação nacional de disparidades raciais e regionais de AVC entre 2009 e 2013. Os indivíduos usaram monitores de atividade por pelo menos quatro dias para registrar a quantidade e a intensidade da atividade física. eles se envolveram enquanto estavam acordados.


Os pesquisadores tabularam a taxa de mortalidade entre os participantes até 2017. Usando esses dados, eles estimaram como a substituição do tempo gasto sentado com o tempo sendo fisicamente ativo afetaria o risco de morte prematura.



O estudo descobriu que, substituir apenas 30 minutos de sessão por atividade física de baixa intensidade reduziria o risco de morte prematura em 17%, uma diminuição estatisticamente significativa. Trocar a mesma quantidade de pessoas sentadas por atividades moderadas a vigorosas seria duas vezes mais efetivo, reduzindo o risco de morte prematura em 35%.


Os pesquisadores também descobriram que curtos períodos de atividade - de apenas um minuto ou dois - proporcionavam um benefício para a saúde.

O estudo descobriu que substituir apenas 30 minutos de sessão por atividade física de baixa intensidade reduziria o risco de morte prematura em 17%, uma diminuição estatisticamente significativa.


Se você tem um emprego ou estilo de vida que envolve muita atividade, pode diminuir o risco de morte prematura, movendo-se com maior frequência, pelo tempo que quiser e conforme sua capacidade permitir - quer isso signifique tirar uma hora de aula de spin de intensidade ou escolher atividades de menor intensidade, como caminhar ”, diz Diaz.







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